Music Symphony

terça-feira, 26 de agosto de 2014

~ GRANDES MESTRES ~ ELES SABEM METER MEDO

Estes diretores conseguem como poucos fazer a gente suar frio na poltrona do cinema

JOHN CARPENTER
65 Anos/EUA
Grandes Sucessos: Halloween / O Enigma de Outro Mundo / A Bruma Assassina



Ele começou fazendo curtas-metragens experimentais na faculdade, nos anos 1960, e hoje é um dos mais cultuados diretores de horror - embora seja constantemente esnobado por Hollywood. Os filmes de John Carpenter são quase artesanais, economizam nos efeitos especiais e são feitos com pouca grana. Mas dão muito medo.
Suas principais referências são os diretores Alfred Hitchcock e Howard Hawks e a série de TV "Além da Imaginação", que foi ao ar nos Estados Unidos em 1959. "Halloween" é, dos 20 longas que lançou, o maior sucesso de bilheteria.

GEORGE ROMERO
73 Anos/EUA
Grandes Sucessos: A Noite dos Mortos-Vivos / Dia dos Mortos / Despertar dos Mortos



Ninguém sabe fazer filmes de zumbi como esse simpático nova-iorquino, descendente de cubanos e lituanos, que começou a carreira dirigindo comerciais. Em 1968, depois de criar com amigos a produtora independente Image Ten Productions, ele levantou 100 mil dólares e dirigiu " A Noite dos Mortos-Vivos". O filme, em preto e branco, estourou nas bilheterias e virou um ícone do subgênero "apocalipse zumbi". Em 2009, Romero foi aclamado, pelo conjunto de sua obra, com o prêmio Scream, o mais prestigiado da categoria de terror.

WES CRAVEN
73 Anos/EUA
Grandes Sucessos: Pânico / Aniversário Macabro / A Hora do Pesadelo



Se Craven tivesse criado apenas "A Hora do Pesadelo", já teria lugar garantido nesta galeria. Mas o cineasta fez muito mais. Ele é o "pai" da série "Pânico" e dirigiu "A Maldição dos Mortos-Vivos", "Quadrilha de Sádicos" e tantos outros clássicos de horror. Seu longa de estreia, "The Last House of the Left" (1972), exibido por aqui com o título "Aniversário Macabro", subverteu o gênero, substituindo fantasmas ingênuos, que mal assustavam a plateia, por fortes cenas de sadismo e violência. De tão chocante, foi censurado em vários países.

DARIO ARGENTO
72 Anos/Itália
Grandes Sucessos: Prelúdio para Matar / Giallo - Reféns do Medo / Drácula 3D



O sangue jorra fácil nos filmes deste diretor, roteirista e produtor italiano. Argento celebrizou-se como o maior nome do gênero de horror italiano giallo, cujos filmes misturavam assassinatos em série, suspense, fantasia e terror. O nome giallo (amarelo, em português) é uma referência a livros populares de capa amarela sobre crimes sensacionalistas que fizeram muito sucesso nos anos 1970. O longa "Prelúdio para Matar", lançado em 1975, tornou o cineasta conhecido internacionalmente e influenciou uma penca de diretores, entre eles John Carpenter.

TOBE HOOPER
70 Anos/EUA
Grandes Sucessos: O Massacre da Serra Elétrica / Poltergeist / Pague para Entrar, Reze para Sair



Se você viu e contorceu-se na poltrona com as atrocidades cometidas por Leatherface, o psicopata que usava uma motosserra para matar suas vítimas em "O Massacre da Serra Elétrica", sabe por que Hooper faz parte desta lista. O personagem é um dos mais aterrorizantes da história do cinema. O cineasta, pioneiro do terror ultrarrealista, também dirigiu "Poltergeist" - seu maior sucesso-, sempre citado nas listas de melhores filmes de terror já feitos.

SAM RAIMI
53 Anos/EUA
Grandes Sucessos: Possessão / Uma Noite Alucinante / Arraste-me para o Inferno



Sobre Sam Raimi, basta dizer que ele é o gênio que criou a trilogia "Uma Noite Alucinante". De tão violento e assustador, o primeiro filme da franquia, sobre cinco amigos perseguidos por espíritos em uma cabana isolada no meio da floresta, foi proibido por muito tempo na Alemanha, Islândia e Finlândia. Embora seja venerado pelas produções de terror, Raimi tornou-se mais conhecido do grande público por dirigir a série de filmes sobre o Homem-Aranha. No seu mais recente longa, "Possessão", ele arrepiou com a cena em que a menina possuída pelo capeta vomita borboletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário