Music Symphony

sábado, 28 de junho de 2014

Galeria Macabra

O Horror também foi retratado por grandes nomes da pintura, como Munch, Goya e Caravaggio.
Deleite-se com este conjunto de telas que causam espanto.

# JUDITE DECAPITANDO HOLOFERNES
Caravaggio (1571-1610)
Galeria Nacional de Arte Antiga
Roma, Itália

 

O  artista barroco Caravaggio expressou com grande realismo e crueza a morte do general assírio Holofernes. A expressão dúbia no rosto de Judite, que virou sua amante para matá-lo, contrasta com olhar firme da criada e o grito de terror do decapitado. O sangue jorrando do pescoço confere dramaticidade à tela (1599). A obra é inspirada em uma passagem do Velho Testamento. 

# ESTUDO DO RETRATO DO PAPA INOCÊNCIO X
Francis Bacon (1909-1992)
Des Moines Art Center 
Des Moines, EUA


Este quadro fantasmagórico é uma releitura feita por Bacon de uma obra famosa do espanhol Diego Velázquez (1599-1660). Nela, o papa Inocêncio X é retratado gritando, como se estivesse sendo executado em uma cadeira elétrica. Obcecado pela tela original, Bacon criou nada menos do que 45 versões dela. Esta foi pintada em 1953.

# O GRANDE DRAGÃO VERMELHO E A BESTA DO MAR
William Blake (1757-1827)
National Gallery Of Art
Washington, EUA


Mais conhecido por suas poesias românticas, o britânico Blake também se aventurou pela pintura e criou uma série de quadros, inspirados em passagens bíblicas, retratando o satanás. Nesta obra, de 1805, o capeta, chamado de "grande dragão vermelho", aparece triunfante sobre um monstro marinho.

# O PESADELO
Henry Fuseli (1741-1825)
Detroit Institute Of Arts
Detroit, EUA


Fuseli é mestre em criar cenas de pavor. Em "O Pesadelo" (1781), a figura virginal de uma mulher adormecida é observada por um grotesco troll e um endiabrado cavalo negro. "O Silêncio" e "As Três Bruxas de Macbeth" são outras obras pavorosas do pintor suíço.

# O GRITO
Edvard Munch (1863-1944)
Galeria Nacional
Oslo, Noruega


Munch é autor de obras sombrias, entre elas "O Vampiro" e a clássica "O Grito" (1893), que mostra a angústia e o desespero de uma figura andrógina ao pôr do sol. Ele pintou quatro versões da tela, que virou um ícone pop e é reproduzida em pôsteres, canecas e porta copos.

# SATURNO DEVORANDO SEU FILHO
Francisco de Goya (1746-1828)
Museu do Prado
Madri, Espanha


Nesta tela horripilante, de 1823, um alucinado Saturno, deus da mitologia romana, devora seu próprio filho para impedir que, um dia, ele o destrone. Para Freud, o tema de Saturno associa-se à melancolia e à destruição.

***

*Quadros Amaldiçoados*
   

Nos anos 1980, algumas casas pegaram fogo misteriosamente na Inglaterra. Em comum, todas tinham quadros de criança chorando. Um jornal chegou a culpar as telas pelos incêndios. Circula na web que o autor dos quadros, o italiano Giovanni Bragolin, fez um pacto com o tinhoso para ficar famoso e, por isso, as pinturas foram amaldiçoadas. Lenda ou realidade, não pendure um na sua parede...

Nenhum comentário:

Postar um comentário