Music Symphony

domingo, 1 de junho de 2014

Top 5# -HQS

OS CINCO QUADRINHOS DA NOSSA LISTA TÊM ROTEIROS TENEBROSOS E TRAÇOS SOMBRIOS

1# -Monstro do Pântano
Dc Comics/Editora Abril (1972)

 

Criada pela Len Wein e Bernie Wrightson, o  ''Monstro do Pântano'' foi lançado numa espécie de participação especial na revista ''Casa dos Segredos'', em 1971. O sucesso do personagem foi tanto que ele ganhou sua própria HQ no ano seguinte. A série gira em torno de um cientista transformado acidentalmente num monstro. Depois do filme de Wes Craven (1982), a HQ foi assumida pelo conceituado quadrinista Alan Moore, que reinventou o personagem. Na saga ''Gótico Americano'', o Monstro viaja pelos Estados Unidos, tapando com vampiros e zumbis.

2# -Kripta
Rio Gráfica e Editora (1976)


A revista, um marco do gênero terror no país, reunia histórias em quadrinhos feitas por artistas estrangeiros. As histórias eram  desenhadas e roteirizadas por gente de primeira, como Frank Miller (Sin City), Walter Simonson (Thor) e Al Milgrom ( O Espetacular Homem-Aranha). O Enredo era variado, indo de assombrações e demônios a viagens no tempo.
Alguns clássicos da literatura de terror, como o conto ''Vento Frio'', de H. P. Lovecraft, foram adaptados pela ''Kripta'' que circulou até 1981. Destaque para uma edição comemorativa com obras de Edgar Allan Poe.

3# -Hellblazer
Dc Comics/Vertigo/Panini (1988)


 

A revista reúne as aventuras - ou seriam "desventuras"? - de John Constantine, um exorcista anti-herói e fumante compulsivo, frequentemente atormentado por anjos e demônios. O personagem surgiu pela primeira vez numa edição de "Monstro do Pântano" e, de tão bom, ganhou sua própria HQ. No Brasil, várias editoras publicaram "Hellblazer", o que embaralhou a ordem cronológica da série, pois cada uma imprimia uma parte. Em 2005, a história foi adaptada para o cinema, com Keanu Reeves no papel principal, mas não caiu no gosto dos fãs por ter sido pouco fiel ao roteiro original.

4# -30 Dias de Noite
IDW Publishing / Devir Livraria (2002)


A isolada Barrow, no Alasca, onde o Sol se põe e só volta a reaparecer 30 dias depois, é o cenário desta HQ. Aproveitando a ausência de luz, vampiros começam a atacar os moradores do local. A tarefa de combater as criaturas fica a cargo dos policiais Eben e Stella. Os vampiros criados pelo roteirista Steve Niles são assassinos psicopatas. O horror ganha força com o traço de Ben Templesmith, que conferiu às criaturas das trevas uma ausência sombria, sanguinária e aterrorizante.

5# -Pixu
Darkhouse / Devir Livraria (2009)


Os brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá se uniram à italiana Becky Cloonan e ao grego Vasilis Lobo para criar "Pixu", uma HQ no estilo "lovecraftiano", em que o terror não é escancarado, mas dá aquele medão. A revista traz a história de diferentes moradores de um mesmo prédio, assombrados por uma força maligna, chamada de Pixu. Cada artista bolou um capítulo e criou seu respectivo personagem. Os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá são feras dos quadrinhos e já ganharam diversos prêmios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário